por Raydfran Leite de Oliveira
Estevam Ângelo de Souza, um homem que viveu acima do seu tempo, nasceu na pequena cidade de Araioses Maranhão no dia 2 de agosto de 1922, vindo a conhecer a Cristo aos vinte e dois anos de idade, no dia 9 de abril de 1944. Recebeu o batismo com o Espírito Santo e em junho, mesmo ano da sua conversão, também batizado em águas no mês de outubro.
No Piauí ficou conhecido como Estevam do chapéu, porque logo após a sua conversão saiu pelos sertões do Piauí anunciando a palavra de Deus, nesse tempo era apenas um jovem solteiro. Ele mesmo afirmava que morava debaixo do seu chapéu, em razão de passar a maior parte do tempo anunciando a boa semente do evangelho.
O seu primeiro campo pastoral foi na cidade de Luzilândia interior do Piauí, tendo anteriormente trabalhando em Esperantina no mesmo estado. Foi nesse tempo que o mesmo contraiu núpcias com sua primeira esposa, a irmã Joaquina Maria Batista de Souza, tendo com ela seus três primeiros filhos, ficando viúvo depois. No ano de 1953, casou com a irmã Gizeuda Lima de Souza, que lhe deu outros seis filhos.
Nesse mesmo ano a convite do pioneiro Assembleiano, Pr. Alcebíades pereira de Vasconcelos, veio para a capital São Luís do Maranhão. A princípio servindo como co-pastor até dezembro de 1957, quando então assumiu por definitivo a liderança da igreja por mais de 42 anos, servindo-a com muito zelo e dedicação, de tal forma que a igreja que tinha apenas três congregações, após a sua morte já contava com de 167 congregações e mais de 23 mil membros espalhados na ilha de São Luís.
2. LIDERANÇA NO MARANHÃO
Estevam foi à maior liderança do Maranhão neste século, xx
Dom Paulo Ponte Arcebispo de São Luís
A liderança de Estevam repercutiu para além das fronteiras Maranhenses, era um líder nato, presidiu a igreja de São Luís por 42 anos, e liderou a convenção estadual por cerca 38 anos, tendo exercido importantes cargos na CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), sua liderança era reconhecida não só no contexto eclesiástico, mais também por políticos, governos e outras lideranças seculares. Produziu também na área social, fundando o Colégio "Bueno Aza", a Sociedade Filantrópica Evangélica do Maranhão, a Fundação Cultural Pastor José Romão de Souza e a Rádio FM Esperança. Antes de partir para a eternidade encontrava-se empenhado na Construção do Centro de Convenções das Assembleias de Deus no Maranhão em São Luís.
Seu compromisso com a palavra de Deus e fundamentação doutrinária era fenomenal, autodidata que era aprendeu a falar inglês e traduzir fluentemente. Suas virtudes ultrapassavam o âmbito da liderança, pois também foi um teólogo profundo e escritor de mão cheia, vindo a reproduzir doze livros e outros artigos, bem como comentarista de lições bíblicas da CPAD (Casa publicadora das Assembleias de Deus). O pastor Estevam deixou um grande legado na área literária para igreja em todo o Maranhão e Brasil e em especial para igreja Ludovicense. No dia 16 de outubro de 2011, tive a honra de receber das mãos da irmã Gizeuda Souza esposa do ilustríssimo saudoso pastor, quando a mesma esteve pregando na congregação Monte Gerizim – Área 35 em São Luís, congregação que sirvo a Deus como dirigente, um exemplar do livro "O padrão de Deus para uma família feliz," que na minha perspectiva poderia ser também chamado de "Manual da Família," é de impressionar a profundidade e clareza com a qual o pastor Estevam elaborou esse livro, que continua impactando a todos quantos leem. Minha recomendação é que aqueles que podem adquirir esse livro leiam com muito afinco, com certeza Deus abençoará você e sua família.
Dificilmente alguém que conheceu o Estevam do Chapeu, não mencione seu nome e aqueles que não o conhecera pessoalmente, mas que leram seus escritos ficam impactados com as palavras de um homem simples mais cheio da graça de Deus que tanto produziu na área espiritual, teológica, literária e social.
A Deus seja a Glória!
Dados biográficos consultados no Livro O padrão de Deus para uma família feliz, Autoria Estevam Ângelo de Souza.
Comentários
Postar um comentário