A história da EBD e sua relevância
no contexto atual



por  Raydfran L. de Oliveira

1. INTRODUÇÃO

Quando estudamos a história da escola bíblica dominical logo percebemos a sua importância no contexto atual da igreja Cristã. Suas raízes são firmadas desde a antiguidade, iniciando-se no período patriarcal e se estendendo ao povo judeu. Evidente que a escola de hoje no passado não tinha a mesma estrutura organizacional, mas já havia o princípio motor, que era o ensino das sagradas escrituras, função exercida pelos profetas, escribas e os demais príncipes do povo de Deus.

Estudemos em síntese a história dessa escola tão importante e maravilhosa, a partir de suas raízes até o período pós - moderno.

2. NO ANTIGO TESTAMENTO

2.1 Nos dias de Moisés;

 

De acordo com o Pentateuco, mais precisamente nos dias de Moisés as escrituras eram ensinadas pelos pais com a criança sentada na perna em seu lar. Antonio Gilberto afirma que o lar era uma verdadeira escola onde os filhos aprendiam a temer a Deus (Dt 6.7; 11.18,19). Oxalá se os lares dos cristãos na atualidade fossem escolas onde os filhos pudessem aprender a palavra de Deus, muitos só ensinam contendas e desarmonias; que o Espírito de Deus nos leve a imitar os primórdios do passado.

As escrituras também eram ensinadas através de reuniões públicas, onde participavam homens, mulheres e crianças para aprenderem a palavra de Deus (Dt 31.12,13).

 

2.2 Na época dos sacerdotes, reis e profetas de Israel;

 

Ao lermos a Bíblia logo percebemos que os sacerdotes eram os encarregados pelo culto divino. Além disso, eles também possuíam a responsabilidade de ensinar a lei de Deus (Dt 24.8; 1 Sm 12.23; Jr 18.18).

Já os profetas eram os principais intermediários entre Deus e o povo, eles entregavam a mensagem recebida, que exortava, edificava e consolava o povo judeu.

Gilberto ainda afirma que os reis de Judá, quando piedosos, aliavam-se aos sacerdotes na promoção do ensino bíblico. Temos disto um exemplo do rei Josafá que enviou lideres levitas e sacerdotes por toda terra de Judá para ensinarem ao povo a Lei do Senhor (2Cr 17.7-9).

 

2.3 Durante e após o cativeiro babilônico;

 

Durante o exílio babilônico o ensino das escrituras passou a ser ensinado em sinagogas, alternativa usada em virtude de estarem longe do grande templo de Jerusalém; as sinagogas eram locais de culto da religião judaica uma espécie de pequeno templo, que funcionavam como casa de ensino.

Após o cativeiro babilônico o ensino das escrituras continuou sendo um exemplo notável; o escriba Esdras e Neemias foram usados grandemente por Deus para ensinar as escrituras resultando num grande avivamento espiritual, (Ne 8.2,3). O próprio Esdras se dispôs a estudar e se dedicar no texto sagrado, aplicando-o primeiro em sua vida para depois ensinar o povo judeu, essa deveria ser a atitude de todo professor, (Ed 7.10).

 

3. NO NOVO TESTAMENTO

 

3.1 No novo testamento o principal expoente no ensino sistemático da palavra de Deus é o próprio Cristo, o mestre dos mestres. Das 90 vezes que alguém se dirigiu a Cristo nos evangelhos, 60 vezes Ele foi chamado de Mestre. Título que era notório por onde Jesus passava, pois Ele passou a maior parte do seu ministério terreno ensinando, do que fazendo qualquer outra coisa.

Jesus ensinava a palavra de Deus por onde ele passava: nas sinagogas, em casas particulares, no templo, nas aldeias, para multidões e para pequenos grupos. O evangelista Mateus relata em seu evangelho as palavras do último comissionamento de Cristo, (Mt 28. 19; Mc 16.15,18). Duas ordens expressas são proferidas por Ele; pregar e ensinar, ou seja, o ensino é fundamental e imprescindível para o crescimento e edificação da igreja.

 

3.2 No ministério apostólico;

 

Paulo afirma na carta aos Efésios que é o próprio Senhor Jesus que chama mestres para ensinar seu povo, dando importância vital para o ensino da palavra (Ef 4.11). Ele próprio escreveu 13 cartas doutrinárias e investiu muito tempo ensinado as escrituras sagradas.

Os demais apóstolos também foram usados por Deus, (Mc 6.30b; At 5.21).
 
4. A ESCOLA DOMINICAL MODERNA

 

4.1 A primeira escola dominical;

O movimento de escola dominical moderno teve origem em 1780, na cidade de Gloucester no Sul da Inglaterra. O fundador foi o jornalista evangélico (episcopal) Robert Raikes, de 44 anos, redator do “Gloucester Journal”.

Robert começou com uma escola para os meninos das favelas. Raikes estava envolvido com os presos na casa de assistência aos pobres Poor Law (parte do sistema prisional na época) do condado e viu que seria melhor evitar o vício do que curá-lo. Ele viu a educação como sendo a melhor intervenção. O melhor horário disponível era aos domingo já que os meninos normalmente trabalhavam nas fábricas nos outros seis dias da semana. Os melhores professores disponíveis, eram leigos. O livro didático era a Bíblia, e o currículo inicialmente pretendido começava com a alfabetização, e em seguida, progredia para a catequese.

Raikes teve oposição das igrejas da época, ele era acusado de profanador do domingo, devido ao mal comportamento das criança, que para muitos aceitálas no templo era uma profanação. Apesar de tudo isso Deus abençou de tal forma, que praticamente todas as igrejas protestantes adotam a escola dominical como a sua principal agência de ensino bíblico.

Robert talvez jamais imaginara que aquela pequena escola iniciada na pequena cidade iglesa teria uma abrangência global.

4.2 No Brasil;


No Brasil a escola dominical iniciou se no dia 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, estado do rio de Janeiro. Com a chegada do casal Robert kalley e Sarah Poulton Kalley, da igreja evangélica congregacional, vindos da Escócia.

Quando o casal Kalley iniciou a primeira escola Bíblica a freqüência foi de cinco crianças. Essa mesma escola dominical deu origem à igreja congregacional no Brasil. Desde então, o crescimento da Escola Dominical teve um crescimento maravilhoso.

5. O PÓS MODERNISMO E A EBD

5.1 O mundo pós-moderno;

A sociedade atual é regida e influenciada por um sistema filosófico que está fundamentado em cinco pilares; a) O relativismo – que nega existência de verdades absolutas b) O materialismo-que estipula como alvo de vida a abundância de bens materiais c) O humanismo que destrona a Deus para entronizar o homem d) O hedonismo – que prioriza o prazer c) O individualismo – que coloca o foco no individuo.

No pós-modernismo esses conceitos são disseminados pelos meios de comunicação em massa; internet, televisão, radio e outros. Para o doutor em ministério da família Jaime Kemp, essa batalha é travada tendo em vista o controle da família e satanás não economiza artimanhas para destruí-la. É diante dessa realidade que a EBD desempenha um papel de vital importância, o que veremos no ponto a seguir.

5.2 A importância da EBD;

Sendo a EBD a maior agência de ensino cristã da terra, é dela a grande responsabilidade de cooperar com a igreja na evangelização discipulado e formação doutrinária, principalmente na formação do caráter cristão.

Isso é tão sério que um professor despreparado poderá trazer graves conseqüências para a classe que estar lecionando. O grande apóstolo Paulo recomenda que aquele que exerce o ministério do ensino deve se dedicar ao ensino Rm 12.7. Professores dedicados na palavra e cheios do Espírito Santo é uma terrível arma nas mãos de Deus para combater heresias e falsas filosofias ensinadas por homens inescrupulosos que não tem o menor temor em distorcer a palavra de Deus.

5.3 Objetivos da EBD;

Aqui alguns dos principais objetivos da EBD, conforme Elienai Cabral;

1. Conhecimento da Bíblia como palavra de Deus;

2. Salvação do aluno;

3. Crescimento espiritual;

4. Vida consagrada a Deus;

5. Preparação do crente para o serviço do Senhor;

6. Renovação espiritual constante.

6. A EBD NAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS.

Assembléia de Deus é hoje a maior igreja pentecostal do mundo. Esse crescimento também e creditado a EBD, pois é nela que a maior parte de seus pastores, evangelistas e mestres são formados. Pois o numero de seminários e faculdades de ensino teológico ainda pequeno.

No entanto isso não nos dar o direito de para de investir com mais intensidade na infraestrutura de nossas escolas, e na formação de professores qualificados para o ensino sistemático das escrituras, ainda estamos muito aquém do que deveriamos ser.

Hoje no mês da comemoração do I- centenário das Assembléias de Deus no Brasil, a EBD também estará festejando com esta grande igreja, lá em Belém onde tudo começou. Pois a mesma faz parte desta história.

A Deus seja a Glória!

7. CONCLUSÃO

Almejo que esta plenária desperte o coração e a mente de cada participante desse simpósio e que cada matéria apresentada seja uma benção para a sua vida.

 

8. REFERÊNCIAS

CABRAL, Elienai. Conferência de Escola Dominical. São Luís -MA: CPAD, 2008.

GILBERTO, Antonio. Manual da Escola Dominical. 20° Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

KEMP, Jaime. O Manual de Deus Para a Família. Revista a Bíblia no Brasil. Baruerí –SP: SBB, 2011.

OLIVEIRA, Raydfran. Apostila de Estudos pessoais. São Luís-MA. 2010.


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