Um homem de ferro na Bíblia

BARZILAI UM HOMEM DE FERRO
2Sm 19.31-35
por Raydfran Leite de Oliveira

Barzilai, um personagem Bíblico pouco estudado, mais foi esse homem que Deus usou para ajudar o rei Davi no tempo da adversidade, seu nome no hebraico significa “filho do ferro”, e sua atitude de bravura pode ser facilmente associada ao seu nome, pois aos oitenta anos de idade, serviu ao rei em Manaim, quando fugia de Absalão. Barzilai socorreu o rei levando comida e outros artefatos, ele realmente agiu como um homem de ferro.

Nem mesmo os oitenta anos de idade de Barzilai, foram empecilhos para que o mesmo ajudasse o rei Davi. Às vezes pessoas novas que podem produzir muito no reino de Deus, arrumam as mais diversificadas desculpas na hora de trabalhar, (Ex: Estou com dor de cabeça, estou doente, estou com uma zonzeira e por ai vai). Barzilai não era um homem preguiçoso e como rico que era, foi muito generoso em servi o rei de Israel no momento da aflição, Deus não faz acepção de pessoas, Ele usa a criança, o adolescente, o jovem e os de idade avançada.

Barzilai também era um homem agradecido, no entanto, ele reconhecia suas limitações, pois ao receber o convite do rei que almejava lhe honrar, afirmou que não poderia ir com as seguintes palavras:

O rei disse a Barzilai: "Venha comigo para Jerusalém, e eu cuidarei de você". Barzilai, porém, respondeu: Quantos anos de vida ainda me restam, para que eu vá com o rei e viva com ele em Jerusalém? Já fiz oitenta anos. Como eu poderia distinguir entre o que é bom e o que é mau? Será que hoje o teu servo ainda pode sentir o gosto daquilo que come e bebe? Posso ainda apreciar a voz de homens e mulheres cantando? Eu seria mais um peso para o rei, meu senhor.

A humildade de Barzilai contrasta em muito com atitudes de pessoas soberbas, que querem por fim da força, estarem perto de pessoas poderosas, essas com uma postura bajulatória, fazem de tudo para ter status e posição de destaque, vivem ensandecidos pelo pecado da altivez.

Ele foi mais além, mesmo recusando a proposta do rei, ele indicou um dos seus servos (Quimã), para ir com o rei, e servi-lo conforme a vontade do monarca de Israel. Quando as oportunidades vêm ao nosso encontro e não podemos abraça-las, passemos para outros e certamente nos sentiremos realizados por abençoar outras pessoas que as vezes estão estão ao nosso lado.

Deus te abençoe com esta leitura, e levante mais Barzilais no meio do seu povo. Homens de ferro que não cedem as pressões do secularismo, mais permanecem firmes no Senhor!


Soli Deo Glória!

Comentários