A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

OLIVEIRA, Raydfran Leite

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo, mostrar a partir do termo filosofia e passando pelas características do pensamento filosófico, o papel e a importância da filosofia na educação do homem social. Partindo do pressuposto de que a filosofia leva o homem a pensar, refletir e desenvolver o senso crítico, que consequentemente o leva a interagir e cooperar com o meio em que esta inserido. Contribuindo desta forma com a educação e mostrando a sua relevância na escola. Este trabalho é fundamentado em dados teóricos e biográficos. Situa-se nas áreas das ciências humanas, focado na filosofia da educação.

PALAVRAS CHAVE: Filosofia, Educação, Sociedade.

ABSTRACT

This paper aims to show from the end of philosophy and passing by the characteristics of philosophical thought, the role and importance of philosophy in the education of social man. Assuming that philosophy leads one to think, reflect and develop the critical sense, which in turn leads him to interact and cooperate with the environment in which it inserted. Thus contributing to education and showing its relevance in school. This work is based on theoretical and biographical data. It lies in the areas of humanities, focusing on philosophy of education.

KEYWORDS: Philosophy, Education, Society.


1. INTRODUÇÃO

A filosofia como a ciência do saber, tem um papel de elevada importância na educação. O termo filosofia na sua etimologia nos arremete a este sentido: Philo e Sofia, significa literalmente amor ao saber. Partindo deste principio, afirmamos que a filosofia é um estado de espírito do individuo que ama o saber, logo entendemos que o papel precípuo da filosofia é levar o homem a reflexão e esta ao saber.

A filosofia através de argumentos e analise lógicas, avalia sentenças e testa a veracidade das mesmas. Por isto a educação precisa andar lado a lado com a filosofia, visto que a educação é baseada em princípios culturais, morais e espirituais. Sendo assim todas as vezes que alguém falar em educação, precisamos analisar qual a filosofia da mesma.

2. CARACTERÍTICAS DO PENSAMENTO FILOSOFICO

A filosofia como a conhecemos hoje surgiu a partir do século IV a.C., sendo considerado o primeiro filósofo Tales de Mileto, ele é considerado o marco inicial da filosofia ocidental, sendo apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga e fundador da escola Jônica. Observa-se que desde os primórdios da filosofia, ela esteve ligada a escola e esta a educação.

Cabe aqui, um destaque da enciclopédia, WIKIPÉDIA:

Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.

Existe uma certa difilculdade em definir a filosofia, alguns afirmam que se alguem conseguir definir a filosofia, ela deixa de ser filosofia. O que podemos encontrar é apenas uma constante busca pela apredizagem em filosofar. Já dizia o grande filósofo Emmanuel Kant, “Não há filosofia que se possa aprender; só se aprende a filosofar.”

Assim podemos afirmar que é o meio pela qual o homem se torna crítico, refletindo sobre o seu modus vivendi, sua forma de pensar e agir, bem como lhe possibilita analisar o comportamento social do homem. Voltamos aqui à caverna que o filósofo Platão, retrata em seu livro a República capítulo VII, a caverna é quando estamos sem o conhecimento da verdade e o modo de sairmos, é encontrar essa verdade. Em outras palavras o homem precisa interagir, refletindo e analisando o pensamento humano e chegar a uma conclusão indubitável.

3. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

Educação é o caminho percorrido pelo homem para adquirir conhecimentos e saberes, bem como conteúdos de grande importância, são valores aceitos e praticados por um grupo social.

Para Ângela (2009) afirma que para haver educação é necessário que:

O indivíduo, além de dominar certos conteúdos, que no caso são normas sociais e valores culturais, venha a compreendê-los e entender o porquê de acatá-los e utilizá-los. Isto, entretanto, somente após investigação criteriosa que abranja não só as normas e os valores em questão, mas também possíveis alternativas. A educação é a ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais.

Em nossa mente quando se fala de educação, somos arremetidos à escola, claro! É na escola que a educação é passada de forma, formal e sistematizada. Mas nem sempre é assim que muitas áreas do conhecimento ver a educação, pois a mesma existe em muitas culturas e ambientes, onde não existe o contexto escolar.

Cabe aqui, a colocação de BRANDÃO (2002):

A rotina das aldeias tribais o saber vai da confecção do arco e flecha à recitação das rezas sagradas aos deuses da tribo. “Tudo o que se sabe aos poucos se adquire por viverem muitas e diferentes situações de trocas entre pessoas, com o corpo, com a consciência. As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe e faz para quem não sabe e aprende. Mesmo quando os adultos encorajam e guiam os momentos e situações de aprender de crianças e adolescentes, são raros os tempos especialmente reservados apenas para o ato de ensinar”.

Observamos que a educação ocorre também fora do ambiente escolar. Pode ser desenvolvida em casa com pais, na aldeia em tribos ou em qualquer lugar onde não exista a expansão do conhecimento formal. Mas na sociedade moderna, é na escola que ela desenvolve-se, de forma formal.

4. INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO FILÓSOFICO NA EDUCAÇÃO

A filosofia está ligada a educação, como forma de pensamento e saber organizado, ela visa levar o homem a esclarecer e participar através da reflexão e diálogo da sua realidade. Sendo que essa participação do homem em sua realidade lhe arremete ao comportamento educacional adotado pelo meio em que vive.

Veja a consideração de VAZ (2010):

Em tal caso, consideramo-la como sendo uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas reais apresentados no âmbito educacional. Então, com relação ao papel filosófico na educação, cabe salientar que, consiste também nessa reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. Então, assim como na realidade social, na educacional o papel da filosofia é também o de despertar o senso crítico das pessoas.

A filosofia influência a educação através das reflexões voltadas para os problemas enfrentados pela educação de acordo com o seu contexto. O homem deve ser interpretado e analisado de acordo com a sua morada existencial.

4.1 Como acontece;

Os princípios que regem a educação são sólidos e coerentes, frutos de uma análise investigativa através de experiências, por meio do diálogo e pela práxis pedagógica do homem em busca do conhecimento, que se converge consequentemente em filosofia.

Vaz (2010) decreve:

A filosofia educacional consiste em propiciar, por meio do ensino, o amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as consequências tanto de forma positiva ou negativa, isso se dá mediante a reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher.

Desta forma o papel da filosofia na educação, se configura como um conjunto de regras e princípios que define como deve ser a educação em cada área que ela se aplica.

4.2 Sua relevância na educação;

Muitos questionam, para que serve a filosofia. Acham que filosofia, não tem muita importância, isto dar-se, na maioria das vezes porque ao procurarem um objeto de estudo concreto da filosofia, pensam que são só argumentos fúteis sem utilidade. A filosofia está entranhada em todas as áreas do saber, embora se encontre uma dificuldade para defini-la.

Para Vanessa Gomes (In LUCKESI, 1990, p.23):

Filosofia é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. [...] Desse modo, a filosofia é corpo de entendimentos que compreende e direciona a existência humana em suas mais variadas dimensões.

Tendo em vista que a filosofia é um conjunto de entendimento lógico, observamos nitidamente que ela sempre esteve ligada a educação, visando tornar o homem um ser que interage e se preocupa com a realidade em que vive o que consequentemente no leva a entender a importância da filosofia na educação, e refletir sobre os problemas que a educação atual enfrenta.

Demerval Saviani (1989) salienta que:

A construção do pensamento se inicia pelo empírico, passando pelo abstrato e assim, chegando ao concreto. Do mesmo modo, segundo ele, em termos de concepção de mundo, se dá a passagem do senso comum à consciência filosófica. A correspondente passagem do homem do mundo obscurecido em que vive, para o novo mundo visível e real que pode, certamente, proporcionar a si mesmo e consequentemente ao seu semelhante.

A educação vem sendo debatida ao longo dos anos desde a antiguidade até os dias atuais, educadores, filósofos e outros pensadores vem discutindo o tema educação, chegando sempre à conclusão, que a filosofia desperta o senso crítico do homem, levando o a reflexão. Portanto a filosofia tem um papel imprescindível e elementar na educação e formação do homem.

4.3 Contribuições filosóficas na educação

Muitos filósofos contribuíram para a formação da educação que temos hoje. Vem desde Sócrates, Platão e Aristóteles aos dias modernos: Alguns consideram Platão, o grande e o mais famoso discípulo de Sócrates, como o principiante da teoria educacional. Dava ênfase a dialética, o método difundido pelo mesmo, com forma de refutar as afirmações e sentenças propostas pelas pessoas. A formação na perspectiva de Platão era focada na formação do homem perante o estado.

Aristoteles, discípulo de Platão, pensava diferente, para ele a finalidade da educação no ser humano é a sua busca pela felicidade ou pelo bem, que está no mais alto grau do funcionamento da natureza humana, ou seja, na razão, que exerce a função de conduzir a conduta humana.

Filósofos cristãos também deram sua parcela de contribuição, temos, por exemplo: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino aperfeiçoam as teorias de Platão, e Aristóteles: O primeiro a platônica e segundo a aristotélica, a diferença é que consideravam o lado teológico. Admitiam que deus é o verdadeiro mestre que ilumina a nossa alma, e nas desconsidera a necessidade de ajuda exterior.

João Amós Comênio, também cristão, inovou no pensamento filosófico educacional dando mais importância à didática, dimensão que a educação. Medieval não levava em conta. Afirmando que o conhecimento da educação é fundamentado no homem conhecer a si mesmo.

Mais tarde com o advento do iluminismo, a tônica era a razão, tudo devia ser testado pelo racionalismo. Para os iluministas a fé ou sentimentos religiosos não eram importantes, precisavam estar livres de dogmas ou doutrinas religiosas. Sua educação era livre da religião.

Para VAZ (2010) foi no auge do movimento iluminista que:

Jean Jacques Rousseau inaugurou uma nova fase na educação. Foi o principal precursor da Escola Nova, promovendo uma “volta à natureza”, de forma que o aluno não precisava só ser instruído, mas também caberia a ser, naturalmente livre, sem repressões, restringindo-se as experiências. Nesse sentido, caberia ao professor conduzir o aluno ao caminho que ele deve seguir, o professor não ensina, organiza as ideias e as repassa, fazendo com que os alunos aprendam.

A educação moderna teve contribuição de outros filósofos contemporâneos como: João Henrique Pestalozzi, Karl Marx e Friedrich Engels, Antonio Gramsci, John Dewey, etc. De forma direta ou indireta contribuíram com o movimento de escola novista.

5. A FILOSOFIA NA ESCOLA

Como já falamos anteriormente a filosofia esta ligada à escola, desde os primórdios da filosofia com Tales de Mileto, seu papel na escola é de elevada importância. Pois pressupões que a educação deve começar em casa e se aperfeiçoar no ambiente escolar, tendo em vista que a educação é o principal meio de transformação e manutenção de uma sociedade. E a filosofia como a ciência que instiga o saber e desenvolve o senso crítico do homem, deve está inserida no currículo escolar, como forma de cooperar na formação social e política do homem.

Sobre esta questão afirma LUCKESI (1990, p.31):

As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase “naturais”. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.

Sendo assim afirmamos que, a filosofia precisa está presente no currículo e no ambiente escolar como forma de ajudar no direcionamento, através dos professores na prática pedagogia. Através da reflexão e crítica, proporcionam o avanço da filosofia e o aperfeiçoamento do homem por meio da educação.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que desde o principio da filosofia, ela esteve ligada a educação e que o seu papel e influência na educação são vitais. Pois a mesma é base cooperadora na formação dos princípios éticos e morais do homem, bem como o principal agente desenvolvedor do senso crítico do homem. Levando-o através da reflexão e analise, a construir o seu próprio pensamento, sobre a realidade em que vive.

E com base no que foi pesquisado, concluímos que a filosofia tem uma influência imprescindível para com a educação escolar e esta tem a função precípua de mudar a sociedade em que vivemos com a formação de bons cidadãos, que não só segue uma norma, mas que pensa e age com princípios éticos, sempre respeitando o seu semelhante. Cabe aos formadores de opinião e educadores, através do ambiente escolar prestar essa devida cooperação.


Soli Deo Glória!

REFERÊNCIAS



1. ÂNGELA. A importância da filosofia na educação. Disponível em: . Acesso em 03 de mar de 2010.


2. BRANDÃO, Carlos Rodrigues.O que é educação. Disponível em . Acesso em: 05 de fev de 2010.


3. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.


4. MILETO, Tales. Disponível em: . Acesso em: 26 de mar de 2010.


5. KANT, Emmanuel. Disponível em: . Acesso em: 26 de jun de 2010.


6. PLATÃO. A república. Ed. Escala, 2008.


7. SILVA, Vanessa Gomes da. A importância e a contribuição da filosofia para a educação. Disponível em: . Acesso em 05 de jun de 2010.


8. SAVIANI, Demerval. Educação:do senso comum à consciência filosófica. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1989.


9. VAZ, Elizabeth dos Santos. Filosofia da Educação. Disponível em: . Acesso em: 20 de abril de 2010

Comentários

  1. Essa desertação foi muito útil para meus estudos, porém a mesma apresenta alguns erros de português que, se forem revistos e corrigidos resultará em um texto perfeito e de grande utilidade pública!

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