PORQUE DEVEMOS SER MODERADOS

por Raydfran Leite de Oliveira


Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade. Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo? Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo?
É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos. 
Eclesiástes 7.15-18 






1. INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário online de português, moderação é a virtude de permanecer na exata medida; comedimento. Afastamento de todo e qualquer excesso. Ao longo da vida já vivenciamos alguns momentos com a falta de moderação, ou observamos alguém que agiu sem ela, as consequências foram drásticas e os prejuízos foram graves. Quando estudamos o texto do sábio Salomão, encontramos algumas razões que nos mostram a importância da moderação, são conselhos de alguém que viveu muitas aventuras na vida e que percebeu que a maioria era vaidade, precisamos viver com moderação, vejamos a seguir.

2. O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ MODERAÇÃO:

2.1 O justo morre na sua justiça, v15a;

Algumas pessoas querem ser tão justas que acabaram entrando em situações embaraçosas e constrangedoras, isso porque não tiveram sabedoria para se portar e falar na hora certa. Alguns até mesmo perderam a vida em nome da justiça, precisamos ser sábios e manter o equilíbrio, entre a justiça e a hora certa de falar, mesmo que seja a mais pura verdade.

2.2 Gera auto-destruição, v16b;

A auto-destruição é consequência do extremismo, pessoas que vivem encima dos extremos acabam se auto-destruindo. No antigo testamento Deus deu 10 mandamentos para seu povo obedecer, os Fariseus acharam que eram poucos e acrescentaram mais 603 preceitos humanos, em nome de uma falsa santidade; Jesus os chamou de sepulcros caiados, brancos por fora, mais cheios de podridão por dentro, precisamos ser santos na medida certa, não santinho, santão ou santarrão. A Bíblia nos ensina que devemos ser apenas santos, 1Pe 1.16. Excesso de santidade é pura hipocrisia.

2.3 Leva a morte prematura, v17b.

Uma pessoa que vive sem regras, bebe muito, fuma o tempo todo, não cuida do corpo que Deus lhe deu inevitavelmente pode morrer antes do tempo. Até mesmo os servos de Deus pode cair em situações difíceis quando não respeita as regras da vida: Convivência social, alimentação, espiritualidade e outras que fazem parte de nosso ciclo vital.

3. A IMPORTÂNCIA DA MODERAÇÃO:

3.1 Com ela até os perversos prolongam seus dias, v15b;

Embora pareça paradoxal, o ímpio às vezes age com mais prudência do que o servo Deus.
3.2 Ela evita o extremismo, v16a;

3.3 Ela evita a auto-destruição, v16b;

3.4 É um mandamento Bíblico, Tt 1.8.

4. CONCLUSÃO

Concluímos de acordo com o ensino bíblico que a moderação dever ser exercida por todos os homens, principalmente os servos do Deus Altíssimo.

Soli Deo Glória!

Comentários

  1. Teu texto ia bem até tu definir o tanach de "velho testamento", e falar o que não sabe dos fariseus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário