O MINISTÉRIO INTERNACIONAL DO PROFETA AMÓS

Por Raydfran Oliveira

1. INTRODUÇÃO

Deus sempre nos surpreende com suas façanhas extraordinárias, pois como escreveu o apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Coríntios “Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, 1Co 1.28” isso se torna evidente na vida do profeta veterotestamentário Amós. Um simples agricultor e criador de gado que habitava no pequeno vilareijo de Tecoa a 6 km de Belém, para profetiza e levar a mensagem de Deus a nação de Israel e denuciar os pecados das nações gentilicas. Vejamos um pouco de sua história atraves da Bíblia.

2. A CHAMADA DO PROFETA AMÓS:

De acordo com o relato Bíblico a chamada do profeta Amós deu-se quando o mesmo morava na pequena vila de Tecoa e trabalhava como boieiro e colhedor de sicômoros e o senhor Deus o chamou e disse vai e profetiza ao meu povo de Israel Am 7.14-15. A partir desse incidente o profeta saiu a proclamar os oráculos do todo poderoso a sua nação.

3. O TEOR DA MENSAGEM DE AMÓS:

3.1 Uma mensagem de urgência, o “Senhor rugirá” Am 1.2;

A mensagem do profeta amós era carregada com um tom de urgência e alerta devido as fortes transgressões cometidas pelo povo de Israel e as nações circunvisinhas visinhas.

3.2 Uma mensagem de juizo, “os prados dos pastos estarão de luto”Am 1.2;

A mensagem era carregada de juizo, todas as vezes que o povo se embaraçavam com a obstinação de pecados graves, Deus mudava a linguagem e usava castigos como terremotos, seca, morte e outros.

3.3 Uma mensagem de denúncia, “Deus os chama de vacas de Basã”Am 4.1-3; denunciando-os pelo fato deles oprimirem os pobres e esmagarem os necessitados e se entregarem aos deleites da carne. Decretando que serão fisgados com anzóis

3.4 Uma mensagem de arrependimento, “Buscai o bem e não o mal para que vivais,” Am 5.15-15;

Mesmo Deus denuciando o pecado do povo e decretando juizo, Ele dá oportunidade para que o povo se arrependa de suas maldades, mostrando que Ele é a única saída.

3.5 Uma mensagem de restauração, Am 9.11-15; Deus demonstra um amor incondicional para com o seu povo, prometendo restaurar e mudar a sorte de Israel.

4. O ALCANCE DA MENSAGEM DE AMÓS:

O alcance da mensagem do profeta teve dimenções internacionais, pois mesmo Deus o chamando para profetizar para Israel e Judá, também usou o mesmo para que profetizasse uma mensagem de juizo as nações gentilicas como a Síria, Filístia, Tiro, Edom, Amom e Moabe.

Alguns eruditos afirmam que o fato de Amós ser criador de gado, o mesmo ao vender nos mercados que eram transitados por mercadores oriundos das nações mencionadas, fazia com que ele conhecece bem suas atitudes e pecados. Deus usou o seu contexto e sua profissão para que ele compreendesse a realidade das nações e principalmente do seu povo; isso se torna evidente quando ele os chama de vacas de basã, Am 4.1-3.

Soli Deo Glória!

Comentários