A DOUTRINA DO PECADO
(Hamartiologia)
por Raydfran L. de Oliveira
A hamartiologia é a doutrina que estuda o pecado e como tal, precisamos conhecê-la, pois a mesma trata de uma realidade que está presente no dia a dia o pecado, mas não é somente isso, precisamos saber a origem desse mal e suas conseqüências. Nesse estudo estaremos analisando de forma sistemática tais questões, não somente essas já mencionadas, mas tantas outras que são pertinentes a hamartiologia.
2. DEFINIÇÃO
A palavra hamartiologia é um termo que vem do grego, hamartia, (erro, pecado) e Logia(estudo), portanto hamartiologia é a doutrina que estuda o pecado. Não basta sabermos apenas a definição da palavra hamartiologia, mas precisamos também compreender a definição do seu objeto de estudo, que é o pecado, vejamos então a definição da palavra pecado.
2.1 Definição da palavra pecado
A Bíblia afirma que, “Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da Lei”1Jo 3:4, já outra definição bem simplória afirma que pecado é errar o alvo, mas será que essa definição é abrangente para definir o termo pecado? Vejamos a definição de alguns teólogos conceituados:
Para o teólogo americano Wayne Grudem,
[...] Pecado é deixar de se conformar à lei de Deus, seja em ato, seja em atitude, seja em natureza.O pecado é aqui definido em relação a Deus e sua lei moral. Inclui não só atos individuais, como roubar, mentir ou cometer homicídio, mas também atitudes contrárias àquilo que Deus exige de nós [...]¹ (Grifo nosso)
Para o Dr. Charles C. Ryrie,
[...] Pecado é tudo aquilo que contraria o caráter de Deus[...]², se tivermos uma pequena compreensão acerca do caráter de Deus, entenderemos que pecado envolve muitas questões.
Levando em conta as palavras de Jesus, observamos um pouco da dimensão do caráter de Deus, aquilo que os fariseus consideravam como santidade o cumprimento de um conjunto de regras a lei, e que os mesmos acrescentaram mais preceitos dando um total de 613. O mestre chama-os de sepulcros caiados brancos por fora e podres por dentro, eram bons na letra mas na prática andavam longe. O caráter de Deus exige atitudes mais profundas, Ele exige que sejamos santos não só no comportamento, mas na essência, se não vejamos, "Ouviste o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério, Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5.27-28).
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¹GRUDEM, Wayne.Teologia Sistemática Atual e Exaustiva.São Paulo: VIDA NOVA, 2006. p 403.
²RYRIE, Charles. Bíblia Anotada.
3. A ORIGEM DO PECADO
Uma outra questão que merece nossa atenção é acerca da origem do pecado, o pecado jamais teve origem com Deus, pois como diz as escrituras “Deus a ninguém tenta por isso não pode ser tentado pelo mal” (Tg 1.13), firmado nessa assertiva Bíblica, podemos então prosseguir com nosso estudo.
3.1 O pecado teve origem em duas esferas, na universal com o Diabo e seus anjos, e na humana com Adão e Eva, na realidade quando Deus criou o homem o pecado já existia com satanás que o desobedecera querendo ser maior que o seu criador. Alguns afirmam que o pecado surgiu no céu, por que Lúcifer, estava lá quando se rebelara contra Deus. Veja o que diz o profeta messiânico quando faz alusão a este acontecimento, “como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Tu que dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das mais das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei”, (Is 14.12-13). Observando bem as palavras do profeta Isaias nesse texto, entendemos que Lúcifer estava em outro lugar fora do céu, pois o texto fala que ele subiria, dando a entender que o mesmo estava fora do céu. Sendo assim muito arriscado afirmar que pecado surgiu no céu. Mas uma coisa é indubitável, no universo o pecado surgiu com o Diabo.
3.2 Na esfera humana o pecado originou-se no Jardim do Édem, quando na ocasião a serpente que era a mais astuta de todas as alimárias do campo que Deus tinha feito, foi usada por Satanás para tentar o homem, Gn 3.1, levando os a duvidarem da palavra de Deus e desrespeitando o limite estabelecido.
Paulo se expressa bem quando inspirado por Deus fala, “Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mudo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12). Paulo fala que o pecado entrou, se ele entrou é por que já existia, uma vez que ele entra contamina toda a humanidade que descende de Adão.
4. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
4.1 O pecado trouxe conseqüências sem precedentes para vida do homem, e que pode se prolongar por toda eternidade, para Grudem o [...] simples ato de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal[...]³, atingiu primariamente três áreas da vida do homem:
4.1.1 O pecado atingiu a base do conhecimento, pois deu uma resposta diferente à pergunta “o que é verdadeiro?” Deus dissera que Adão e Eva morreriam se comesse da árvore (Gn 2.17), a serpente afirmou não morrereis (Gn 3.4).
4.1.2 O pecado atingiu a base dos parâmetros morais, pois deus uma resposta diferente a pergunta “O que é certo?” Deus falou que não seria certo Adão e Eva comer o fruto daquela única árvore (Gn 2.17). Mas a serpente sugeriu que seria certo comer do fruto e que ao comê-lo seriam como Deus.
4.1.3 O pecado deu uma resposta diferente à pergunta: “Quem sou eu?” A resposta correta é que Adão e Eva eram criaturas de Deus, dependentes dEle e sempre subordinadas a Ele, seu criador e Senhor. Mas Eva, e depois Adão, sucumbiram à tentação de ser como Deus (Gn 3.5), tentando assim colocar-se no lugar de Deus. Cabe aqui a observação que [...] todo pecado em última analise é irracional, pois não faz sentido Satanás querer ser maior que Deus, nem que Adão e Eva poderiam obter algum beneficio de sua desobediência a Deus [...]4.
4.2 Para Myer Pearlman, o [...] pecado gerou algumas conseqüências relacionadas à frieza espiritual [...],
4.2.1 Desfiguração da imagem divina, o homem não perdeu totalmente a imagem divina, porque ainda em sua posição decaída é considerado uma criatura à imagem e semelhança de Deus (Gn 9.6).
4.2.2 Pecado Original, o pecado original transmitiu aos homens a inclinação para pecar, Sl 51.5.
4.2.3 Discórdia interna ou conflitos internos era o propósito de Deus ter o corpo subordinado à alma. Mas o pecado irrompeu a relação de tal maneira que o homem encontrou-se dividido em si mesmo. (Rm 7.24).
4.2.4 Castigo Positivo, a morte é o salário do pecado, (Rm 6.23). O pecado trouxe consigo a morte física e a morte eterna.
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³ GRUDEM, Wayne.Teologia Sistemática Atual e Exaustiva.São Paulo: VIDA NOVA, 2006. p 405.
4 Ibid., p.406.
5 PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia.
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