SOTERIOLOGIA:
A Doutrina da Salvação


  Por Raydfran L. de Oliveira


1. INTRODUÇÃO

             A doutrina da salvação é a mais estudada na Bíblia, isso dar se ao fato da mesma tratar do destino final de todos os homens, pois sabemos por meio da escrituras sagradas, que todo homem um dia haverá de prestar contas com o seu criador (grandes e pequenos, pobres e ricos), independentemente da sua condição social. Aqueles que já entregaram suas vidas a cristo serão salvos da condenação eterna os que ainda não fizeram estão fadados ao castigo eterno.
             Na doutrina da salvação também existem pontos de divergência entre teólogos e estudiosos da palavra de           Deus, como o livre arbítrio e a predestinação individual. Mas é necessário estuda-la, pois é um assunto de grande relevância, pois, aborda a salvação conquistada por Cristo na Cruz. 

2. DEFINIÇÃO

             O termo soteriologia vem da junção de duas palavras da língua grega soteria salvação e logia estudo, ou seja, a doutrina que estuda a salvação.  O termo soteria no original tem um sentido mais amplo, pois significa salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus.

3. A ORIGEM DA SALVAÇÃO

             A salvação se originou com o próprio Deus, quando o homem que foi criado para viver em absoluta santidade e obediência, viola o mandamento do seu criador cai na tentação e comer do fruto da árvore proibida, dando lugar ao pecado e ficando sujeito ao poder da morte (Rm 6.23).
             O gênesis nos relata que após a queda do homem Deus fala que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente, (Gn 3.15). Séculos depois o eterno envia seu filho nascido de mulher e cumpre a promessa, (Gl 4.4), entregando o seu único filho para morrer por nós (Jô 3.16) e reconciliando-nos com o Ele.

4. A NATUREZA DA SALVAÇÃO

             Quando falamos de natureza estamos falando do que constitui a salvação bem como seus aspectos, etc.

4.1 Aspectos da Salvação

             Para Myer Pearlman, a salvação compreende três aspectos vejamos:

(a). A Justificação, palavra originada no grego é “dikaioo” expressa o significado de declarar justo ou inoscente (Rm 5.1; 1Pe 2.24).

(b). A regeneração, vem do substantivo grego “palingenesia” significa literalmente ser gerado de novo, nascer de Deus, ou nascer de novo, o responsável por este milagre é o Santo Espírito de Deus, (Jô .1-8; Tt.5).

(c). Santificação, no novo testamento o termo é “hagyasmos” com o significado literal de separação, (1Ts 5.23; Hb 12.14). Também precisamos lembrar que a santificação na vida do cristão é um imediato e continuo, pois enquanto estivermos aqui na terra etaremos em processo de santificação.

5. ORDEM HUMANA DA SALVAÇÃO

            Ao falarmos de ordem humana, estamos falando dos passos que o homem dar para ser alcançado pela salvação.

  1. Crer em Jesus (At 12.31);
  2. Arrependimento (Mc 1.15; At 2.38);
  3. Conversão (Is 45.22; 1Ts 1.9; Is 55.7).

6. O LADO DIVINO DA SALVAÇÃO

6.1 A presciência de Deus – A presciência de Deus é o conhecimento que ele tem antes que as coisas se concretizem para os homens. Ela é um processo da onisciência de Deus (Is 46.10, Rm 3.25, 1 Pe1.2).

6.2 Eleição – A palavra eleição significa literalmente escolher. Isto não quer dizer que Deus escolheu uns para vida eterna e outros para morte eterna. A eleição aconteceu na onisciência de Deus, pois de antemão ele já sabia quem aceitaria o sacrifício do seu filho. E neste conhecimento antecipado que Deus tem das coisas Ele nos elegeu (1Pe 1.2, Ef 1.3,4).
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
6.3 A predestinação
             A predestinação é uma doutrina genuinamente Bíblica. Ela está intrinsecamente ligada com o conhecimento e o chamamento divino (Rm 8.29). O reformador João Calvino, defendia a predestinação de forma individual, afirmando que o homem nada tem na salvação e que até o ato dele aceitar a cristo é por convicção do Espírito Santo, pois o homem segundo ele, na condição de pecador é escravo do pecado e escravo não tem vontade própria.

            Já o teólogo Arminio defendia a doutrina do livre arbítrio, onde ele afirma que realmente quem convence o homem de pecado é o Espírito santo, mas a decisão de aceitar ou não aceitar a cristo como seu salvador, cabe ao homem. Sabemos que esse debate dos reformadores é muito antigo, e não pode ser resolvido em poucas palavras, mas prescisamos evitar os extremos. Para o Pr. Raydfran Batista em sua apostila do 4º seminário de doutrinas da área -15, a Bíblia trata da predestinação  coletiva e não a individual, ou seja, Deus na sua soberania predestinou a igreja, (1 Co 2.9; Ef 1.5,11,12, Rm 8.28-33) em Cristo Jesus. Quem aceitar a Cristo como seu salvador está predestinado por antecipação à salvação eterna.  

7. AS BENÇÃO DA SALVAÇÃO

  1. Redimidos (Rm3.24).
  2. Reconciliados (2Co 5.19-21).
  3. Perdoados (Rm 3.25).
  4. Libertos (Cl 1.13).
  5. Aceitos (Ef 1.6).
  6. Justificados (Rm 3.24).
  7. Glorificados (Rm8.30).
  8. Cidadão do Céu ( Fp 3.20)
  9. Membro de um sacerdócio Real (1 Pe 2.5,9).
  10. Membro da família de Deus (1Pe 2.19).
  11. Adotado (Gl 4.5).
  12. Membro de uma nação de propriedade exclusiva de Deus (1Pe 2.9).
  13. Está sob a graça, (Rm 6.14).
  14. É habitado pelas pessoas da trindade, (Jô 14.23, Gl 2.20, 1Co 6.19).
  15. É um herdeiro do Céu (1Pe 1.4).
  16. Possui toda sorte de bênçãos espirituais (Ef 1.3).

8. CONCLUSÃO

             Depois de estudarmos a teologia da salvação a qual denominamos de soteriologia, ficamos felizes por entender o plano redentivo de Deus para a humanidade e poder desfrutar de todas as suas bênçãos, pois como afirma Tito “a graça de Deus manifestou-se salvadora a todos os homens” (Tt 2.11). A salvação é a maior benção que o criador pode oferecer ao homem.  


9. REFERÊNICA

1.   BERGSTEN. Eurico. Introdução a Teologia Sistemática. CPAD.

2.   PEARLMAN.Mayer.Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Editora Vida.

3.   BATISTA. Rayfran. Apostila do 4º seminário de doutirnas. Área 15, Assembléia de Deus, 2006.

4.   OLIVEIRA. Raydfran Leite de. Apostila de Escatologia.


Raydfran L. de Oliveira é dirigente da congregação Monte Gerizim na Área 35 da Assembléia de Deus em São Luís – MA.

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