
por Raydfra Leite de Oliveira
Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. "Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Mt 18. 15-19
I. INTRODUÇÃO
A igreja é o corpo, Cristo é a cabeça, e para que o corpo funcione com o potencial máximo de todas as suas funções, os membros do corpo também precisam está funcionando de forma interpendentes e ajustados. O apóstolo Paulo (Rm 12.3-8) ao escrever a sua carta a igreja de Roma, compara a igreja como um corpo que tem seus vários membros e funções, destacando ali a importância de cada membro para o perfeito funcionamento do corpo, visto que a cabeça (Cristo), sempre exerce o seu papel de dirigir as funções de cada membro do corpo.
Sendo assim, observamos que para igreja desfrutar de uma saúde perfeita, os membros que estiverem doentes precisam ser tratados, ou seja, precisam ser disciplinados ou corrigidos, para voltarem ao seu modus operandi, e cooperar na funcionalidade perfeita do corpo. Neste estudo estudaremos com base nas escrituras, um pouco sobre a disciplina e porque a mesma é importante para a saúde da igreja.
II. A DISCIPLINA
Segundo o dicionário on line Wikipédia, o termo disciplina, tem a mesma etimologia da palavra discípulo, que significa aquele que segue. Nos currículos escolares, refere-se a qualquer área estudada. A etimologia do termo se adéqua bem ao sentido teológico, pois biblicamente quem vive de forma indisciplinada, não esta seguindo a Cristo corretamente, é necessário submeter-se a uma disciplina.
Em termos gerais disciplina é um sofrimento imposto a quem é culpado, Os pais castigam os filhos (Pv 19.18). Os tribunais condenam os culpados (Rm 13.4). Deus castiga (Hb 10.29-31). Os condenados eram castigados com açoites (Dt 25.2-3) e (ou) jogados na prisão (At 16.19-24). A lei de Moisés previa a pena de morte para vários crimes (Ex 21.12-17,22-23; 22.18-20; Dt 22.20-25). Os judeus apedrejavam; os romanos cortavam a cabeça ou crucificavam.
III. PROPÓSITOS DA DISCIPLINA
“porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. Hb 12.6”
A disciplina deve ser aplicada a um membro faltoso com propósitos específicos, visando principalmente à restauração do mesmo. Tendo em vista muitos líderes a usarem como instrumento de punição, com motivações extras que fogem aos propósitos revelados nas escrituras sagrada.
O teólogo cristão Wayne Grudem (2006), falando sobre o assunto em voga, destaca três dos principais propósitos da disciplina:
a) Restauração e reconciliação do cristão que se está desviando, (Pv 13.24; Hb 12.6; Ap 3.19; Gl 6.1; Tg 5.20; 1Tm 1.20);
b) Impedir que o pecado se espalhe, atingindo outros, (Rm 2.24; 1Co 5.2; 6.6; 2Pe 3.14; Ef 5.27; 3.10; 4.1-3; Co 11.27-34; Ap 2.14-15; 2.20);
c) Proteger a pureza da igreja e a honra de Cristo, (Hb 12.15; 1Co 5.2, 6-7; 1Tm 5.20; Gl 2.11).
IV. PECADOS QUE DEVEM SER TRATADOS POR DISCIPLINA
a) Divisão na igreja, (Rm 16.17; Tt 3.10);
b) Incesto, imoralidade sexual, etc. (1Co 5.1);
c) Ociosidade e rejeição ao trabalho, (2Ts 3.6-10);
d) Desobediência aos escritos de Paulo, (2Ts 3.14-15);
e) Blasfêmia, (1Tm 1.20);
f) Ensino de doutrinas heréticas, (2Jo 10-11).
V. COMO DEVE SER APLICADA A DISCIPLINA
Segundo Grudem (2006), tomando como base o texto de Mateus 18.15-18, a disciplina deve ser exercida da seguinte forma:
a) O conhecimento do pecado deve ser preservado dentro do menor grupo, (Mt 18.15);
Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.
b) Medidas disciplinares devem ser cada vez mais severas até haja uma solução, (Mt 18.15-16);
Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.
Devemos observar que se o pecado for um caso de escândalo público, a disciplina também dever ser aplicada em público diante e com a participação de toda igreja, para que sirva de alerta a outros, notabilizando assim, o compromisso da igreja e liderança com a sã doutrina segundo o fundamento dos apóstolos. A igreja não pode ser conivente com o pecado.
c) A disciplina dos líderes da igreja;
Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade, (1Tm 5.19-21).
VI. PRINCÍPIOS GERAIS QUE DEVEM SER APLICADOS NA DISCIPLINA
a) Princípio da imparcialidade;
b) Principio do amor;
c) Princípio do perdão;
d) Principio da motivação.
O membro que foi disciplinado publicamente não dever ser tratado com desprezo ou preconceito. Talvez isso não aconteça atualmente, mais em tempos anteriores, alguns por falta de conhecimento bíblico nem se quer saudava com paz do Senhor. Reitero ainda que isso só seja correto se for caso de apostasia, abandono premeditado da fé, (2 Ts 3.14-15).
VII. CONCLUSÃO
Que o Espírito Santo nos ilumine para compreendermos a vontade de Deus para igreja, que a disciplina genuinamente bíblica seja aplicada para a saúde do corpo de Cristo e restauração dos membros faltosos.
Soli Deo Glória
VIII. REFERÊNCIAS
1. SAYÃO, Luiz Alberto T. Bíblia de Estudo esperança. São Paulo: Vida Nova, 2000.
2. GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 2006.
3. SILVA, Rayfran Batista da. Apostila de Estudos Biblicos. São Luís: 2006.
4. WIKIPÉDIA a enciclopédia livre. Acessado em 02/05/13. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Disciplina
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