por Raydfran L. de Oliveira
I. INTRODUÇÃO
O batismo nas águas e a santa ceia são as
duas ordenanças ensinadas por Cristo a sua igreja na terra, na realidade se
trata de dois rituais cristão que a igreja exerce como obediência a Cristo e a
sua palavra. Neste estudo estaremos falando mais precisamente sobre o batismo,
o que não obstante as diferentes perspectivas sobre suas formas e outras
questões relacionadas ao referido sacramento, tentaremos no mínimo falar sobre
o essencial.
II. DEFINIÇÃO
A Palavra batismo vem da palavra grega Baptizo, que significa “mergulhar, afundar, imergir” algo na água.
O sentido “imergir” é adequado e bastante coerente às referências do novo
testamento relacionadas ao batismo. O evangelista Marcos registra que Jesus e
João Batista “saíram da água” (Marcos 1.10). Este versículo sustenta a ideia de imersão e não aspersão ou efusão
como ensina alguns teólogos.
III.
QUEM DEVE SER BATIZADO?
Levando em conta os ensinos
neotestamentário somente os que fazem uma profissão de fé genuína devem ser
batizados nas águas, se não vejamos o que diz os textos do N.T.
-
Depois do sermão de pedro;
“Então, os que lhe
aceitarem a palavra foram batizados”
(At 2.41).
-
Quando Filipe pregou o evangelho em Samaria;
“Quando,
porém deram crédito a Felipe” eles foram batizados, (At 8.12).
-
Mais uma vez encontramos Pedro, batizando aqueles que realmente manifestaram
sinais de genuína conversão, (At 10.47-48).
IV. O SIGNIFICADO DO
BATISMO
Como já falamos anteriormente, o
batismo nas águas é um ritual que segundo os relatos do novo testamento somente
quem demonstrava verdadeiros sinais de arrependimento deveria ser batizado.
Veja o que Paulo escreveu aos Gálatas; “Porque
todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes” (Gl 3.27). Ele
trata o batismo como um símbolo externo de uma regeneração interna.
Escrevendo aos Romanos o mesmo
escritor pela inspiração divina, passa a idéia de batismo como sepultamento de
pecados, se não vejamos; “Porventura ignorais
que todos os que foram batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos
sepultados com ele na sua morte?”(Rm 6.3-4). A mesma idéia é sustentada em (Colossences
2.12).
Enfim o batismo em outras palavras simboliza regeneração ou novo nascimento espiritual. Para teólogo Wayne Grudem, o batismo, bem como toda forma de
obediência a Cristo, trás consigo bênçãos espirituais e a alegria que vem pela profissão
pública de fé, bem como a segurança de haver representado um quadro físico
claro da morte e ressurreição de Cristo e da purificação dos pecados.
V.
POR QUE O BATISMO É NECESSÁRIO
A necessidade do batismo é resultante de uma vida de
obediência à palavra de Deus (Mt 28.18-20), é uma representação pública e física
de que a partir daquele momento o batizando está morrendo definitivamente para
o mundo. Mesmo o batismo sendo um ritual praticado pela igreja de Cristo, não
podemos afirmar que o mesmo é uma condição para alguém ser salvo, um exemplo a
se observar é o caso do ladrão da cruz.
Alguém sustenta essa ideia baseado no
texto de (Marcos 16.16), “Quem crer e for batizado será salvo”, para Grudem a
resposta a tal argumento é apenas afirmar que o versículo nada diz sobre quem crê e não é batizado. Para ele o texto
está falando em termos gerais sem fazer uma descrição pedante do caso incomum
de alguém que crê e não é batizado.
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