A escola dominical foi fundada há anos
atrás, pelo jornalista inglês Robert Raikes, seu principal objetivo era
evangelizar crianças que viviam perambulando na cidade de Gloucester, local
onde ela se originou. Muitas crianças e adolescentes que viviam nas ruas
daquela cidade sem atividade aos domingos, tiveram suas vidas transformadas e
mudaram de posição social ao saírem das ruas pelo poder regenerativo da palavra
de Deus. Pois a EBD também tem um papel de inclusão social.
No que tange aos obreiros, e principalmente no
contexto assembleiano brasileiro, a relevância da escola bíblica dominical é
indubitável. Principalmente nos primórdios, onde existia uma grande escassez de
seminários teológicos para a formação de obreiros. Hoje, a escola dominical na
Assembleia de Deus, ainda continua sendo a maior agência de ensino bíblico
teológico que dispomos. Aos domingos milhares de fiéis se reúnem para estudar a
palavra de Deus de forma sistemática com as lições bíblicas da EBD nos rincões
do nosso país. Assim podemos afirmar, que o seu papel tanto na formação de
obreiros, como na lapidação do caráter de crianças, adolescentes, jovens e
adultos é imprescindível. Todos que já passaram por ela reconhecem isso.
1. O OBREIRO
Obreiro é aquele que coopera no
desenvolvimento de uma obra, empresa etc. No contexto eclesiástico os obreiros
são cooperadores que servem na seara do mestre Jesus. A Bíblia faz menção de
pelo menos dois tipos de obreiros; o obreiro fraudulento, que é aquele que tem
aparência de legítimo, mas não é (2Co 11.13), e o obreiro aprovado (2Tm 2.15).
O apostolo Paulo que também foi um
educador, ao escrever a sua segunda carta ao jovem pastor Timóteo declara:
Esforça-te para te apresentar diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem
de que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade (2Tm 2.15 – TB).
O
texto Bíblico supracitado apresenta cinco palavras chaves, que estão inseridas
no escopo educativo da escola dominical e são ingredientes fundamentais na
formação de um obreiro aprovado. Se não vejamos:
- Esforça-te:
No processo de formação do obreiro nós precisamos empreender esforço;
- Apresentar: Refere-se aquele que vai aparecer,
manifestar-se diante de Deus;
- Aprovado: Deus espera que nos apresentemos a Ele
de forma aprovada. E para obter aprovação divina é necessário dedicação, zelo,
esforço, caráter, etc. O crivo de Deus tem um altíssimo padrão de qualidade;
- Envergonhar: Paulo ao usar este termo, está
falando da conduta do obreiro do Senhor, o termo grego pode ter uma força
passiva, isto é, “de que ser envergonhado”. Sua conduta deve ser ilibada e
moldada segundo os ditames das escrituras. Isso o levará a um padrão de ética e
espiritualidade elevado.
- Manejar bem: Manejar bem a palavra da verdade
nos arremete a ideia de um guerreiro que é hábil no manuseio da espada. A
Bíblia é a espada do Espírito, e nós como obreiros temos o dever de maneja-la
bem no bom combate.
1.
Para manejar bem é necessário exercício;
2.
Para manejar bem é necessário disciplina;
3. Para manejar bem é necessário dedicação ao
estudo, das sagradas escrituras, da gramática, teologia, pedagogia, cultura
geral, etc.
2.
O OBREIRO E SUA DISPOSIÇÃO PARA APRENDER
Esdras, o escriba, tomou três atitudes
com relação palavra de Deus após voltar do cativeiro babilônico com o povo
judeu (Ed 7.10). Primeiro ele buscou a lei do SENHOR; Segundo ele cumpriu; Terceiro
ele ensinou a lei a Israel.
Repare
bem que antes de qualquer coisa ele buscou a lei. Antes de nos dispormos a
ensinar é preciso aprender. O escritor Hernandes Dias Lopes, afirma que o
obreiro que deixar de aprender e estudar, também deve parar de ensinar, o
ensino requer um aprendizado continuo. A EBD é o melhor local para buscar a
palavra de Deus.
3.
A ESCOLA DOMINICAL COMTRIBUI PARA A VIDA DE
PIEDADE DO OBREIRO.
Piedade é cuidar de si mesmo (1Tm
4.16). Somente quando o líder cuida de si mesmo é que ele pode cuidar dos
outros.
Paulo orienta o
obreiro Timóteo, a exercitar-se na piedade (1Tm 4.7). Quando nos tornamos partícipes
no processo de ensino aprendizagem no contexto da escola dominical, ela contribui
em muito para a nossa vida de piedade. Vejamos algumas considerações:
- Paulo mostrar que o
exercício da piedade é algo pessoal (1Tm 4.7);
- Paulo faz um
contraste, entre o exercício da piedade e o exercício físico (1Tm 4.8);
- Paulo mostra que a
piedade para tudo é proveitosa (1Tm 4.8);
- Paulo mostra que
seu conselho a Timóteo sobre piedade é fiel e digno de inteira aceitação (1Tm
4.9);
- Paulo mostra que o
jovem pode ser piedoso (1Tm 4.12);
- Paulo mostra que a
leitura, sobre tudo a da Bíblia é fundamental para uma vida de piedade (1Tm
4.13);
- Paulo exorta
Timóteo a não ser negligente quanto à piedade (1Tm 4.14);
- Paulo mostra que o
progresso espiritual de um líder depende de sua vida de piedade (1Tm 4.15);
- Piedade é cuidar da
doutrina (1Tm 4.16). O líder precisa cuidar da doutrina para poder ensina-la.
4.
A RELAÇÃO DO OBREIRO COM A EBD
O educador Antônio Gilberto falando
sobre a importância da EBD declara: A escola bíblica dominical se confunde com
a essência da igreja, porque evangeliza enquanto ensina e ensina enquanto
evangeliza. A EBD além de ser um local de aprendizado, é um local de
treinamento, pois diáconos, missionários e pastores, etc. normalmente tiveram
suas primeiras experiências no aprendizado e ensino da palavra de Deus no
ambiente da escola dominical.
Antônio Gilberto em seu livro manual da
escola dominical afirma, “o pastor da igreja é o primeiro obreiro da escola
dominical pela natureza do seu cargo. É ele o real dirigente da escola
dominical. É o principal responsável pela escola dominical mediante sua atenção
e ação. Sua simples presença na escola dominical é um prestígio para a mesma”.
Ele ainda arrazoa, não é privilegio de
quem preside, é responsabilidade de quem recebeu a incumbência de firmar a
igreja de Cristo na doutrina dos apóstolos e dos profetas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Que
a cada dia possamos fortalecer e investir em nossa escola dominical, para que
ela continue sendo uma agencia de formação de obreiros para a seara do mestre
Jesus.
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