Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.
(1 Tm 4.1)
1. INTRODUÇÃO
Ainda no I século da igreja, as seitas já preocupavam os líderes cristãos. Paulo por exemplo, fez apontamentos proféticos nessa direção, quando escreveu ao jovem pastor Timóteo¹. E aquilo que talvez, já penetrava sorrateiramente no meio dos cristãos primitivos do primeiro século. Hoje já toma proporções gigantescas e assustadoras.
Para Luiz Sayão², a multiplicação das seitas é um fator, que está ligado à crescente liberdade religiosa das últimas décadas, uma realidade que precisamos encarar.
Hoje com o advento da internet e os demais meios de comunicação em massa, tudo se torna mais fácil. Já é normal observamos, igrejas pseudo-cristãs, em pleno horário nobre, ensinar doutrinas errôneas na televisão. Na internet, nem se fala; Sites, blogs, e-mails, são muito usados para disseminar um vasto conteúdo das mais diversas seitas heréticas. Mas como identificá-las? Talvez esta seja a grande pergunta, vejamos um pouco mais.
2. UMA SEITA
Segundo o dicionário Aurélio³, seita é um grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às idéias e as práticas religiosas dominantes. No ponto de vista cristão: Individuo que se afasta da palavra de Deus e adota e divulga suas próprias idéias, ou de outrem em matéria de religião.
3. ALERTA PAULINA
Cabe aqui a alerta de Paulo, ao escrever a Timóteo sobre o assunto em voga:
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. 1 Timóteo 4:1-5 [...] 4 grifo nosso
O teólogo Luíz Sayão, ao escrever sobre este assunto, baseado no texto de Paulo a Timóteo, verifica algumas características de uma Seita perigosa5:
- Muitas dessas seitas têm origem em pessoas que se desviaram do evangelho, v1;
- Sua fonte de inspiração é demoníaca, v1;
- Seus Líderes são mentirosos e hipócritas, v2;
- Muitas vezes, são legalistas, v3;
- Exigem de seus membros a anulação de si em favor da seita, v3;
- Não sabem desfrutar da alegria das bênçãos divinas, v3,4.
4. APONTAMENTO PARA RECONHECÊ-LAS
4.1 Nas seitas Jesus não é o centro das atenções;
4.2 As seitas têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia;
4.3 As seitas afirmam serem os únicos possuidores da verdade;
4.4 As seitas desenvolvem a sua própria salvação;
4.5 As seitas são proselitistas e legalistas;
4.6 As seitas usam falsas interpretações da Bíblia.
Para Claudionor de Andrade, Legalismo é a obediência formal e exterior da lei de Moisés, sem se atentar ao seu espírito significativo e propósito. “Ser legalista é amar mais a forma, o ritual ou a cerimônia do que seu real significado6.”
5. CONCLUSÃO
Que Deus nos ilumine com sua sabedoria, para estarmos sóbrios e vigilantes, no combate a disseminação de heresias ensinadas por homens inescrupulosos, que não temem o Justo Juiz, que julga e julgará com equidade as nossas atitudes.
"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo."
Tiago 3:1-2
_________________
1. SAYÃO, Luiz. Bíblia de estudo esperança. Ed. Vida Nova, 2000. São Paulo-SP. Pg. 193
2. 1 Timóteo 4.1
3. Dicionário Aurélio
4. 1 Timóteo 4.1-5
5. SAYÃO, Luiz. Bíblia de estudo esperança. Ed. Vida Nova, 2000. São Paulo-SP. Pg. 193
6. ANDRADE, Claudionor Correia. Dicionário Teólogico.Ed CPAD. Rio de Janeiro - RJ. 2000.
_________________
1. SAYÃO, Luiz. Bíblia de estudo esperança. Ed. Vida Nova, 2000. São Paulo-SP. Pg. 193
2. 1 Timóteo 4.1
3. Dicionário Aurélio
4. 1 Timóteo 4.1-5
5. SAYÃO, Luiz. Bíblia de estudo esperança. Ed. Vida Nova, 2000. São Paulo-SP. Pg. 193
6. ANDRADE, Claudionor Correia. Dicionário Teólogico.Ed CPAD. Rio de Janeiro - RJ. 2000.
Soli Deo Glória!

Comentários
Postar um comentário